domingo, 17 de janeiro de 2010

E Cazuza "tinha razão"...

No ano de 1993, algo histórico aconteceu para os aficcionados nas sagas dos super-heróis. Desde a minha pré-adolescência, eu sempre gostei de ler gibis adultos, porque, tinham um enfoque voltado para a realidade e principalmente para os conflitos comuns a um ser humano, mesmo sendo seus personagens fictícios. O ponto alto desta linha editorial teve a maior repercusão quando aquilo que era mais improvável de acontecer aconteceu: a morte do Super-Homem*! Lembro-me bem daquela capa de revista preta com seu símbolo ensaguentado. Quando terminei de lê-la, um sentimento de surpresa me acometeu, porque ninguém poderia imaginar que um dia isso pudesse acontecer. O bom é que sua morte foi sucedida de uma ressurreição, ainda que ele não tenha sido mais o mesmo (mostrando-se emocionalmente instável e inseguro).


Esta sensação de surpresa, eu diria perplexidade me tomou ao longo de todo o ano de 2009 diante de fatos e atitudes pouco prováveis de algumas figuras de destaque no meio evangélico. Pessoas que inspiraram toda uma geração, que nos fizeram querer ser iguais a eles, gradativamente declararam-se o oposto de tudo que defenderam um dia. Não encontro versos melhores para descrever tamanha frustração senão os do velho Cazuza: "meus heróis morreram de overdose... meus inimigos estão no poder"; e parodiando eu acrescento, "teologia" eu quero uma pra viver...

Eu vi apoio público a sectaristas, pessoas que exaltam suas denominações como a única a ser realmente de Deus. Eu vi despregarem o que pregaram e repregarem o que antes criticavam. Eu vi persuasão tomar o lugar da unção. Eu vi Psicologia no lugar da Teologia. Eu vi pregações centradas em pregadores. Eu vi politicagem usada como corporativismo. Vi defesas e ataques, alianças e parcerias feitas e desfeitas. Eu vi rivalidade e revanchismo por trás dos microfones. Eu vi a gestão tomar o lugar do pastoreio. Eu vi os números e metas tomarem a importância que antes pertencia às ovelhas do aprisco. Eu vi a profissionalização de ministérios. Eu vi filiações manobradas. Eu vi o material se sobrepor às almas. Eu vi a romanização dos evangélicos. Vi falência espiritual.

H
á os que continuam acreditando nesses "heróis", talvez pelo que eles foram um dia e não pelo que são hoje. Outros insistem em seguí-los na mesma esperança que havia nos leitores de histórias em quadrinhos, em 1993: a de ressurreição do Super-Homem. Outro grupo continua defendendo os seus ungidos pelo simples fato de terem morrido junto com eles. Como já diz o outro "cada um tem o evangelho que merece".


A
o morrer, Super-Homem assassinou seu opositor, o Apocalipse*. Isto lhe trazia um peso enorme porque não tinha sido a primeira vez. Reconhecimento do seu erro, arrependimento e conserto o levaram a conflitos e incertezas típicos de alguém necessitado de perdão. Isto é coisa de herói de verdade. Voltar atrás, ceder, declarar-se culpado, abrir mão de sua razão, pedir perdão são sinônimos de nobreza e hombridade. Difícil acreditar que se pode ir para o céu sem isso. Quando o amor de Deus não constrange mais e deixa de ser o único motivo, vem a tolerância com Jezabel e a queda mesmo permanecendo de pé.



Quem tem ouvidos, ouça.


E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Ap 3.1-3


=======================================
* Todos os personagens citados são de propriedade intelectual da DC Comics.

** Mais sobre a Morte do Super-Homem, clique aqui.

Um comentário:

  1. Oi amigo (a)... Passando pra avisar que tens um selinho no meu blog...

    Passa lá para pegar

    Link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/2010/01/selinho-repassando-art-by-lu-via.html

    "ou clique aqui - Selinho Repassando "

    Abençoada semana para você!

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    Atenciosamente,
    "Aurelio MC Gomes - Blog Eu Sou o Mensageiro!"

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados