sexta-feira, 26 de março de 2010

Adolescencia cristã: eis-me aqui?


A adolescência é uma fase de desafios para todo o ser humano incluindo àqueles que estão à sua volta. Nela, percebemos como somos egoístas, como lutamos para impor nosso ponto de vista e rejeitar tudo que parece hostil ou contrário (postura esta de ambos os lados). A incapacidade, aliás, a má vontade em se pôr no lugar alheio, e, isto por parte dos mais velhos, é algo preponderante na má formação do caráter secular / espiritual do jovem. Temos nas mãos cristãos nascidos e criados num mundo globalizado e dominado pela tecnologia. Rapidez e dinamismo são os ingredientes do cotidiano e, por isso, cada vez mais, parece tão difícil "segurar" os jovens na igreja.

Você pode fazer festas, reuniões para manter a galera sempre junta, passeios, congressos e tudo mais, porém, o adolescente não quer só teoria. Ainda a prática e o que pode ser observado tem um peso muito maior do que palavras apenas. O garoto vai por ir, mas, não permanecerá e perserverará na fé, simplesmente, porque ninguém disse a Verdade de maneira clara. Quando me refiro à clareza, não pense numa necessidade vital de usar gírias e coisas do tipo (nem tente, véio, se essa não é a tua, pois, fica forçado e dá pra perceber bem isso). Falo de franqueza, de conversa olhos-nos-olhos, de se relacionar de tal maneira a ser visto como um amigo confiável, alguém a quem se pode perguntar qualquer coisa sobre qualquer assunto! Qualquer mesmo.

Quando você, meu amigo, tinha 14 anos gostava de conversar com pessoas de que idade? O motivo era só a idade, o assunto, a maneira de falar ou a confiança no se fazer entender e ser entedido? Não resolve dizer que os de hoje em dia não querem nada, etc, etc, etc, até porque a Bíblia nos adverte sobre os que teriam comichão nos ouvidos ante à Palavra de Deus. Por outro lado, a questão não é esta porque existiram, existem e sempre existirão os que não se dobram diante de Baal. A estes, como se dá o seu relacionamento? Não espere ter a atenção na sua EBD ou seja lá o nome que for, se você próprio é alguém distante e  não se dispõe ao acesso. Mostre que existe um ser humano atrás do terno e gravata que consegue se pôr na pele dos jovens de hoje sem aquele papo de "porque na minha época", etc.

Será que temos o mesmo olhar de Paulo a Timóteo? Vê-los como futuro da igreja, como um grupo de ovelhinhas que precisam ser pastoreadas e enfileiradas uma atrás da outra para assim chegarem à fase adulta e serem felizes é algo tosco e covarde. Você cumpre o seu papel e eles cumprem o deles posando de crente. Este é o jogo do "me engana que eu gosto". Ora, ora, será que é este o plano de Deus para esta geração? Este era o Seu olhar para o adolescente e futuro rei de Israel, Davi? Se você sabe que não porque teima em fazer diferente? Pobreza é liderar os jovens apenas para segurá-los na igreja sem se preocupar com seus conflitos, idéias e opiniões. O que acha ter alcançado o topo na escalada do conhecimento, melhor é nem passar na porta do ministério de ensino.

Se já tentaram lhe forçar a alguma coisa, você tem noção de como isto é chato. Conduza as vidas para a Cruz de Cristo seguindo o exemplo do Messias: vá aonde elas estão. Seja no orkut ou msn, se você não se relacionar com as suas ovelhas adolescentes o mundo irá fazê-lo. Preserve sim as suas raízes sem se isolar do presente e impedir o futuro. Não fique só no quadro-negro se eles também querem o data-show. Procure evidências de conversão, mas, não force os frutos, cultive-os e regue-os com a Palavra de Deus e com a oração.

Fazer somente aquilo que aos olhos "está bom" poderá levá-lo a ser um pastor de ovelhas coxas.  Fazer somente aquilo que aos olhos é legal poderá levá-lo a ter um aprisco só de bezerrinhos e  nada mais. Não impeça os outros de adentrarem o Reino de Deus. Clame ao Senhor e o Espírito Santo há de lhe mostrar as brechas e as pedras que tanto atrapalham a juventude. O cajado vem do alto para guiá-las. O alimento certo também.

Pense nisso e nos diga, se é líder de jovens, como tem feito para superar os desafios da adolescencia cristã.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados