quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quem cala, consente


Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo. E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si. 1Sm 17.37-39.

Ao que parece o Senhor ser com Davi não era suficiente para Saul. Diante das alegações que justificavam a liberação para o confronto com Golias era de se supor que o rapaz sabia se virar. Se Deus já era com ele, por que vestí-lo com a sua armadura? Se Davi nunca havia experimentado uma daquelas, por que, então, deixar-se vestir?

Há um conflito e uma tentativa natural de se agradar a gregos e troianos. O que os outros vão pensar é sempre o direcionador de vários comportamentos, inclusive da omissão. Aquilo poderia ter custado a vida de Davi. Durante os minutos em que se vestia daquela pesada armadura Golias poderia tê-lo golpeado fatalmente. Que tipo de risco você tem corrido por sua omissão?

Foi exatamente assim que nasceu o cristianismo romano. Alguém incrementou as "vestes de Saul" à sã doutrina e outro alguém permaneceu calado. Talvez por respeito, medo, insegurança... sei lá. Ídolos foram introduzidos juntamente com costumes pagãos levando aquela igreja à apostasia total. De igual maneira, o mesmo tem acontecido com o cristianismo moderno porque os "davis" estão se deixando vestir de toda sorte de artifícios carnais. Por quê? Porque se não você não prega mais na igreja? Porque se não seu nome não entrará mais na escala do louvor? Porque se não você morrerá como um diácono? Porque se não você nunca assumirá uma igreja grande? Porque você deve gratidão a "ele", pois, "ele" reconheceu seu ministério e seu chamado? Porque você quer ficar bem com a liderança? Porque você tem uma reputação a zelar? Porque você está prestes a receber um cargo importante e não vai estragar tudo logo agora?

Por que, Davi? Por quê?

O Reino de Deus é um Reino. A Obra de Deus é uma Obra. Não é uma empresa onde se é necessário utilizar os relacionamentos interpessoais para ser reconhecido. Maqueie a covardia chamando-a de submissão. Dê o nome que quiser para essa mornidão espiritual que lhe faz manter as coisas como elas estão, afinal, você não quer "se queimar"...  E assim uma multidão de ovelhas são tosquiadas culto a culto diante dos seus olhos. Alguém vai ter que pagar por isso! Você finge não saber da manipulação porque não quer se comprometer com a liderança. Sente o desconforto da armadura de Saul, entretanto, insiste em usá-la. Quem sabe já se acostumou com ela e, agora, é incapaz de tirá-la. Aviso: seus dias estão contados...

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Jo 15.13-14.

O amor de Jesus é a razão de viver de um cristão. Nem amizades, nem o respeito, nem a fama, nem o status ministerial valem mais do que o Seu amor por mim e por você. Lamento muito pelos que promovem a armadura de Saul dizendo ser ela algo de Deus. Lamento mais ainda pelos que definham na sua cegueira e perderam o poder de reação se calando a respeito. Nada além do sangue de Jesus poderá nos levar para o céu. Ele nos amou sem que tivéssemos uma armadura real. Nada de nós requereu! Apenas nos amou. A quem devemos mais submissão do que a Ele? A quem devemos mais gratidão do que a Ele? Acorde enquanto ainda há tempo!!! Amigo dá a vida pelo o outro não faz ninguém de capacho! Amigo não lhe cobra favores! Não negocie o plano divino em sua vida com um rei passageiro e tão pequeno quanto você. 

Jesus Cristo, Rei dos reis! NEle há poder para nos libertar de toda armadura humana. A questão é quanto tempo mais você irá consentir com a operação do erro...

Quem cala, consente.


Este blog é melhor visualizado com o Mozilla Firefox.

Lembrou de alguém ao ler o artigo? Compartilhe com ele. Clique no botão abaixo:

Bookmark and Share

3 comentários:

  1. Maravilhoso seu texto. Fico com esta PERGUNTA:
    A quanto tempo vc irá consentir com o erro?? foi forte demais. Paz seja contigo!

    ResponderExcluir
  2. Incrível! Baseado em fatos reais.
    Contou a minha história com perfeição.

    Ainda me lembro das declarações de amor ágape. Me lembro também de Jesus falando aos hipócritas sobre traves e argueiros nos olhos...é tudo feito de madeira.

    Abraços fraternos.

    Marcello Comuna.

    ResponderExcluir
  3. Apreciei seu blog e coloquei seu banner em meu blog de estudos guardiadaverdade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados