quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Evangelista Oséias Falcão no blog Pregação dos Loucos


Irmão Oséias, conte-nos um pouco de sua trajetória, afinal você é bastante conhecido na rede social Orkut, mas, talvez, muitos ainda não lhe conheçam fora dela.
Eu nasci na cidade de Guarujá-SP, mas resido em São José dos Campos-SP, tenho 26 anos, casado com a irmã Geisa e pai de uma filha, Kemilly Bianca. Sou da Assembléia de Deus de Madureira, onde sirvo ao Senhor como diácono e atuo como Evangelista Itinerante, pregando a palavra de Deus.


E como surgiu a idéia de usar as redes sociais para divulgar a Palavra de Deus?
Bem, desde o meu real encontro com Cristo, eu me apaixonei pela pregação da palavra, não procurava por grandes pregadores, mas por mensagens inspiradas. Isso me levava a comprar várias fitas k-7, cds e VHS. Também usava a internet para conseguir encontrar pregações, porém, eram raros os sites que as tinham. Mesmo assim, nesse período eu conheci no Orkut alguns amantes da palavra que compartilhavam mensagens uns com os outros. Aí, eu comecei a disseminar o material que tinha em mãos, até que em 14 de agosto de 2006, resolvi criar uma comunidade, pois, eu queria que mais pessoas tivessem acesso e fossem abençoados pela palavra de Deus. Além disso, os que também tivessem mensagens poderiam se juntar a nós. Eu só não tinha idéia do tamanho do resultado que isso traria, pois, hoje, tem sido extremamente recompensador!


E você foi criticado por isso? Alguns dizem que as pessoas, em geral, procuram o mensageiro e não a mensagem acusando-as de idolatria. Qual a sua visão a respeito?
Críticas nesse sentido muito pouco, visto que eu não apenas compartilhava pregações dos “famosos”, mas muitas mensagens eram de irmãos “anônimos”, aliás, este trabalho deu a oportunidade de alguns deles compartilharem suas próprias mensagens e terem o seu ministério divulgado. Eu mesmo fui um desses que teve portas abertas em vários lugares do Brasil através das palavras postadas ali. Mas, quanto a sua pergunta, realmente as mensagens que mais atraem o povo são as dos pregadores “famosos”, entretanto, eu creio que isso não venha ser idolatria, visto que a “fama” conquistada foi devido a palavras diferenciadas. Desta forma, o povo vai atrás das mensagens deles sabendo que encontrarão uma pregação de qualidade.


Você é moderador da comunidade “Pregações e Testemunhos” que tem mais de 15.000 membros. Lá são encontradas pregações de denominações pentecostais, históricas e até neo-pentecostais. Pelo que vê no Fórum, o que você pensa sobre a unidade da igreja brasileira? Uma realidade ou um sonho distante?
Sim, eu sou criador e dono desta “comu” que tem aberto espaço para as mensagens de pregadores de diferentes denominações, desde que, sejam baseadas na palavra (Bíblia). Penso que ainda seja um sonho (a unidade), mas, talvez, não esteja tão distante, pois ainda existem diferenças e preconceitos a serem quebrados, é verdade. Por outro lado, como se percebe na comunidade, a pregação genuína da palavra de Deus é a única capaz de unir diferentes denominações. Por isso, hoje, encontramos pregadores pentecostais pregando em púlpitos de igrejas tradicionais, porque vão com o intuito de pregar a palavra de Deus e ela é bem vinda em qualquer lugar, capaz de colocar as diferenças e nomes de igrejas de lado, fazendo aparecer um único nome, Jesus Cristo.


Então você acredita que a internet como um todo pode sim ser uma ferramenta a mais para o Reino de Deus? Pois, há denominações que proíbem seus membros de usá-la (assim como no passado era feito com a tv).
Penso que hoje a internet é uma das armas mais poderosas que a igreja tem para usar, pois, através dela, podem divulgar Jesus Cristo em lugares onde a rádio e a tv não chegam. Com ela entramos em vários países, lares, nações, levando o evangelho; é ignorante o homem que diz que o diabo é dono dela!!!


Mas, Oséias, e a polêmica sobre pirataria? Muitos artistas do meio gospel e pastores criticam os que fazem download de livros, músicas etc. alegando ser isso um pecado. Você considera apenas falta de conhecimento do Código Penal brasileiro (que afirma em seu Artigo 184, §4º, não ser pirataria a cópia doméstica para uso pessoal) ou se trata de uma defesa de interesse puramente mercadológico?
Sim, existe essa polêmica, já fui procurado por funcionários de um grande pregador que mandaram que eu retirasse suas mensagens alegando que com isso ele estava perdendo dinheiro. Porém, na nossa comunidade do Orkut, as mensagens não são para gerar lucros, ninguém está ganhando dinheiro com isso. Deveriam procurar saber se almas têm sido alcançadas por este trabalho, isto sim... Gosto da posição do pastor Juanribe Pagliarin que incentiva os crentes a fazerem cópias de suas mensagens e darem de presente para quem precisa de uma palavra, ou seja, isso é uma estratégia missionária. Acredito que quem reclama disso, com certeza, é que tem interesse puramente mercadológico, mas, deixo claro que sou contra a quem tenta usar desses downloads como um negócio para ganhar dinheiro.


E essa oposição seria fruto da adesão de muitos pregadores "famosos" a tão famigerada Teologia da Prosperidade? Vê-se, nos dias atuais, pregadores de vanguarda defensores de tal visão, não é mesmo?
Sim, com toda certeza, eu nomeio isso como a visão de Geazi - cego para as coisas espirituais, mas com os olhos voltados para o ouro de Naamã. Cada vez mais as pessoas se esquecem do céu, sonhando com a possibilidade de viver um paraíso na Terra, esse não é o evangelho de Cristo!


Oséias, o que se faz necessário para se voltar ao evangelho e pregá-lo, seja pela internet, seja pessoalmente, de maneira genuína?
Eu respondo dizendo, É DEIXAR DE PREGAR POR INTERESSES!!! É não pregar para se mostrar, para ganhar aplausos, nem dinheiro, mas, pregar com o sentimento de Cristo, por paixão pelas almas, e ser um profeta para falar o que Deus mandar, ainda que isso gere a ira de alguns. O grande problema são os interesses pessoais!!!


Itinerância: incompreensão, dádiva ou paixão?
Penso ser um conjunto de tudo isso, o verdadeiro itinerante é incompreendido, sendo visto por alguns como vagabundo, mas, ele recebeu uma dádiva de Deus, e não pode desprezar; e uma paixão o faz abrir mão de tantas coisas, e se doar para o chamado do Senhor!!!


Evangelista Oséias, deixe uma mensagem final para os nossos leitores.
Quero agradecer pela honra de ser entrevistado por este blog, que também tem sido uma ferramenta de Deus para defender a sã doutrina se opondo aos modismos e heresias do evangelho. Termino dizendo aos amados internautas, que só a mensagem genuína da palavra de Deus pode nos levar a uma vida de comunhão e santidade verdadeira, é ela quem nos liberta, é ela quem nos santifica, e foi com ela que Jesus venceu a Satanás! Deus vos abençõe!!!
  
Clique Aqui e conheça a comunidade Pregações e Testemunhos, no Orkut.

O blog Pregação dos Loucos agradece ao Evangelista Oséias Falcão por sua colaboração.

Este blog é melhor visualizado com o Mozilla Firefox.
Lembrou de alguém ao ler o artigo? Compartilhe com ele. Clique no botão abaixo:

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados