quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como Organizar As Finanças Pessoais

No ano passado, assisti uma pregação na qual o pastor, em dado momento, disse "Aqui, pela manhã, tivemos Escola Bíblica Dominical sobre os pregadores históricos. Aqui, você não vai ouvir uma mensagem sobre Como Ter Sucesso no Casamento, 7 Passos para uma Vida Feliz etc.". Fiquei meio decepcionado, porque, o tal pastor se entitula como um reformado e, ali, eu o vi cometendo o erro de certas denominações neo-pentecostais: ignorar o conhecimento. Isto afirmo, porque, vamos e venhamos, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Penso que foi um ato falho de sua parte e não que ele desconsidere a importância e necessidade de haver ministrações direcionadas aos casais de sua igreja, por exemplo.

Por causa de extremismos assim, eu pensei muito até decidir dar início a uma sequência de posts sobre Como Organizar as Finanças Pessoais. Você - que visita este blog com frequência - sabe o que encontrar quando vem aqui e, por isso mesmo, receei tocar neste assunto, pois temi pensarem estar eu mudando o foco. Não se trata disso, fique tranquilo. A questão é que quando se fala de Vida Financeira, logo se remete a dízimos e ofertas, que mais parecem uma espécie de seguro-fiança. Quem gosta muito deste assunto, dificilmente - porque não afirmar, nunca - instrui ou sabe instruir seu rebanho acerca de orçamento doméstico.

As pregações são efusivas e testemunhos são chamativos, mas, tudo perde o efeito quando você vê aquela cartinha de cor cinza sem remetente chegar por debaixo da porta. Quando isso acontece, também as genealogias de nada servem. O que conta mesmo é um plano tático para limpar as finanças sabendo o que fazer e como fazer. É disto que vamos tratar a partir de hoje. A proposta não é compartilhar segredos de uma vida de sucesso, não. Nem muito menos chaves de sabedoria à luz da Bíblia. Vamos falar de Administração.

Se você já leu a publicação Teologia da Prosperidade: eu sobrevivi! (2) reparou que eu cito de maneira bem resumida como consegui oxigenar minhas contas. A partir de agora, eu irei esmiuçar tudo isso, não me apresentando como um guru ou qualquer coisa do tipo, porém, dividindo com você vasta bibliografia e as fontes de informação valiosa e gratuita! Essa série é específica para quem está endividado, para quem não está endividado, mas, vive apertado e para quem não está endividado, não vive apertado, mas também não sabe o que fazer com o excedente. Se você não se encaixa numa dessas situações e/ou não tem interesse no assunto poderá continuar acessando o blog normalmente, pois, as publicações futuras não se resumirão a isso.

Esta é a postagem inicial da série Como Organizar as Finanças Pessoais. Cada mensagem conterá sempre uma numeração obedecendo a ordem cronológica. Ex: Como Organizar as Finanças Pessoais - Dica #1. Assim o acesso será facilitado, pois, eu também vou criar uma página específica, no menu à direita, que conterá os links de todas as postagens. Dependendo do feedback, quem sabe outro blog poderá ser criado. Seja pelas redes sociais ou pelos comentários abaixo de cada artigo, deixe suas sugestões e dúvidas acerca desse assunto, ok?

Porque a sabedoria serve de sombra, como de sombra serve o dinheiro... Ec 7.12

Compartilhe o Blog Pregação dos Loucos. Clique Aqui!!!
 
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados