terça-feira, 14 de agosto de 2012

Como Vencer A Desigualdade Social, A Pobreza E O Racismo. Ser Crente É O Bastante?

Trem lotado, RJ.
Numa de minhas andanças tive a oportunidade de estar numa senzala dentro de uma fazenda histórica no interior de São Paulo. Foi uma experiência incrível (Clique Aqui), na qual pude compreender bem mais o porquê de certo radicalismo no discurso de alguns movimentos por igualdade racial. Sem dúvidas, um misto de raiva e lamentação me tomou quando estive lá dentro e também quando vi instrumentos de tortura, anúncios de vendas de escravas. Apesar disso tudo, não creio ao certo se movimentos de grupo são a melhor forma para se promover a mudança almejada.

Como eu já escrevi na postagem A Reforma Protestante Dos Nossos Dias penso que a verdadeira transformação se dá de forma nuclear onde cada um é agente de mudança dentro do seu círculo de influência. Ela não é um episódio, é uma história feita de pequenas histórias construídas por aqueles que de alguma forma desejam a mudança. Afirmo isso porque não dá para brigarmos coletivamente por direitos pondo a culpa sempre nos outros ou na falta disso e daquilo. Essa falta realmente tira muita coisa, mas não é capaz de tirar o poder de decisão de cada um.


Cena comum nos trens cariocas
Vivemos na era do conhecimento, onde o mais humilde morador tem lá sua antena de tv a cabo. Por mais que se ponha a culpa pela alienação do povo na "Globo"-lização, há de se convir que permanecer alienado é opção de cada um. Os escravos dos séculos passados, ao menos sua maioria, tinham um sonho de liberdade e jamais se acostumavam com a senzala. Os homens de hoje, embora livres, adaptam-se ao que lhes é imposto e põem-se acorrentados mentalmente falando por livre iniciativa. Ora, senão vejamos.


É necessário um estudo antropológico acurado para explicar como os cidadãos que transitam pelos trens urbanos do Rio de Janeiro e reclamam demasiadamente do serviço, eles mesmos demonstram-se tão felizes com o pagode realizado toda a sexta-feira dentro das composições. Detalhe: tanto no horário de volta para casa, quanto no horário de ida. Por volta das 6 da manhã, os sorrisos em tom alto se misturam ao som dos instrumentos e eu penso... Eles tão de satanagem! Nem tanto pelo pagode em si, mas pelo deleite com o castramento social e mental. Não há movimento por igualdade racial que dê jeito, ou há?


É sexta-feira...
A senzala é real nos nossos dias, cabe a cada um decidir o que fazer dela. Rir de sua própria desgraça, fazer troça com o empurra-empurra, conformar-se por achar que é o que Deus tem reservado no momento ou decidir mudar. Esforçar-se diante das barreiras impostas para migrar socialmente e aí sim promover a revolução dentro de sua casa, de sua família. Perceba o seguinte: se você consegue uma condição tal de ter uma empregada e paga uma escola particular para o filho dela, se esse garoto aproveitar a oportunidade poderá dar melhores condições à sua mãe. Menos uma na fila de aposentados a depender do governo. Aquele garoto cresce, faz o mesmo e, então, mais uma família tem sua atmosfera social transformada.


Creio nisso. Creio que revolução vem depois da evolução. Quanto a isso, algo intrínseco que pode depender de um incentivo ou outro, é verdade, porém, sinceramente, mano, acho que já vem de ventre.  Enquanto evangélico empaca passando pra Deus a responsabilidade de suas escolhas, outros estão em ação! Lembro de quando estava no mundo e trabalhava no pesado. Na boa, começou a bater revolta! Um dia, caminhando pela ruas da zona sul carioca eu avistei o Cristo Redentor e clamei: Me tira daqui, Deus! Me tira daqui! Muita coisa aconteceu de lá pra cá e, saiba que se ainda não cheguei aonde quero, consegui ficar bem longe de onde não quero. Obrigado Deus!

Para sua reflexão:


"Estamos jogando com um baralho marcado.
Não quero ser o mais certo.
E sim o mano esperto.
Não sei se você me entende.
Mas eu distingo o errado do certo.
"- Hei mano, você vai continuar com essa idéias,
você tá me tirando? Dá licença..."
A verdade é que enquanto eu reparo meus erros.
Você se quer admite os seus.
Limitado é seu pensamento.
Você mesmo quer.
Falar sobre mulher, seu principal passatempo.
O Don Juan das vagabundas, eu lamento
Vive contando vantagem, se dizendo o tal.
Mas simplesmente, falta postura, QI suficiente.
Me diga alguma coisa que ainda não sei.
Malandros como você muitos finados contei.
Não sabe se quer dizer.
Veja só você, o número de cór do seu próprio RG.
Então, príncipe dos burros, limitado.
Nesse exato momento foi coroado.
Diga qual a sua origem, quem é você!
Você não sabe responder.

Negro Limitado.
Trecho da música Negro Limitado, Racionais Mc's, 1992. Grifo meu.
Nota:
1) Todas as fotos são de domínio público tendo sido retiradas da web.
Compartilhe:Bookmark and Share


4 comentários:

  1. André... é isso que venho pregando há tempos. O povo brasileiro está com preguiça de pensar! Não há mais um senso crítico, só a habilidade de protestar e reclamar por nada. Ninguém olha pra dentro de si mesmo. Certa vez ouvi uma frase que diz que é difícil libertar aqueles que veneram suas correntes, e é essa cena que eu vejo hoje no meu país. Um povo que diz que quer crescer, quer ser melhor, mas não cresce espiritualmente, não cresce na sua cultura, não procura conhecer mais. Que mudança é essa que queremos? Orar a Deus e ficar de braços cruzados esperando Ele abrir o mar novamente, sendo que Ele nos deu força e material para construirmos uma ponte?

    Permaneçamos atentos!

    ResponderExcluir
  2. Achei seu blog por um acaso e, sinceramente, gostei muito! Suas idéias muito se parecem com as minhas! Parabéns pela maneira sincera e sem preconceitos com que expõe as palavras! Vi equilíbrio em seus textos e isso é algo que falta entre os evangélicos hoje em dia. Grande abraço!
    "Guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista." Pv. 3.21

    ResponderExcluir
  3. É como diz o provérbio árabe, brother Wallyson: enquanto uns choram, outros vendem lenços!

    Sempre firmes!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Laís, que bom acontecer sua edificação através do blog!

    Continue sendo uma mente pensante para a glória de Deus.

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados