quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Uma Palavra Sábia Do Dr. Gori







Assistindo pelo enésima vez os últimos momentos do último episódio da série Spectroman (a ser lembrada por quem tem pelo menos 30 anos de idade), tive um start diante da brilhante frase do Dr. Gori: não se ensina coisas novas a um macaco velho. Que coisa tremenda! Quanta sabedoria! Uma verdade prática inserida num contexto de ficção, mas apesar disso totalmente aplicável nos nossos dias.

Afinal, esse é o motivo porque tantos irmãos têm dificuldade quando se fala de treinamento. Quando se fala de inovação. Quando se fala de mudança de paradigmas.  Macaco velho tem alergia à criatividade. Para tal, sugestão e insubmissão são a mesma coisa. Afinal "sempre foi assim", mudar pra quê? Acomodação, ignorância ou sei lá o que. Só sei que pessoas têm deixado de ouvir a mensagem do evangelho por causa dos que são mais apegados à forma do que ao conteúdo.

Macaco velho é velho não pelo tempo, mas pela mentalidade tacanha. Sua idolatria o cega, ensurdece e atrapalha especialmente os que desejam aprender. São aqueles que já chegam mostrando suas credenciais, "é que eu tenho 12 anos de missionária", putz! Um apego à determinada maneira de se fazer as coisas deixa em dúvida que nome há de ser glorificado. Se alguém fala mais dos seus feitos do que de outros e conjuga demais o verbo "eu", fique alerta. Macaco velho por perto!

Nisso aí nem vem dizer que os opostos se atraem, porque não se atraem mesmo. Daí, cada um, cada um, melhor assim. Porque do contrário sua mente atrofia e o espírito asfixia. Para os porcos, lavagem e não pérolas. Sem estresse ou dedo em riste. Sem força nem violência. Saliva desperdiçada seca a garganta. Percebe?

Certa vez, conheci um jovem macaco velho. A mãe dele lhe disse: se não quer aprender com sua mãe, a vida ensina. Pouco mais de uma semana depois, ele foi assassinado, vários tiros à queima roupa. Nunca mais me esqueci disso. Compreendi que há diversas maneiras para um aprendizado e um ensino evitado está  mais para cilada do que perspicácia. 

Macaco velho por perto? Deixa quieto. Se ele não quer aprender com você, a vida ensina.

Permaneçamos firmes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados