terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Como Saber Se Uma Igreja É De Deus


E Jeroboão edificou a Siquém, no monte de Efraim, e habitou ali; e saiu dali, e edificou a Penuel. E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá. Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã. E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro. Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi. E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera. E sacrificou no altar que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, que ele tinha imaginado no seu coração; assim fez a festa aos filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso1 Reis 12:25-33


Na "igreja" do pr. Jeroboão tinha altar que nem igreja. Tinha adoração que nem igreja. Tinha ordenação de sacerdotes que nem igreja. Tinha culto que nem igreja. Era tudo igualzinho a uma igreja. Só não era Igreja.

Cuidado! A síndrome de Jeroboão é uma pandemia no evangelicalismo brasileiro. É comum achar que se uma denominação cresce numericamente é de Deus. Ou, que pelo fato dela perdurar por anos a fio, seja também um sinal divino da aprovação celestial. Cautela, irmão! Cautela! Tome como critério à luz da Bíblia:

1) o que é falado. Tenha por hábito fazer anotações durante o culto. Os comentários das passagens são corretos ou a interpretação parece uma forçação de barra? Os conselhos são coerentes com a posição de quem ocupa? Estão de acordo com a sabedoria do livro de Provérbios e Eclesiastes?

2) a maneira como é falado. Há grosseria? Autoritarismo? Manobra? Repare como Jeroboão fora persuasivo alegando ser muito cansativa a viagem para Jerusalém. Sua afirmação fazia sentido, mas... na verdade, suas festas só tinham um intuito: manter o povo por perto debaixo de seu domínio. A persuasão é assim, tudo se encaixa perfeitamente e o persuasivo aparece como estando sempre com a razão cujas palavras não permitem um contraponto.

Cuidado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados