terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Como Organizar Um Retiro De Carnaval



Praticamente às vésperas do carnaval, muitas igrejas já tem montada sua programação ou seu retiro para esses dias de feriado prolongado. Para muitos, é uma fuga do mundo mau, para outros, oportunidade de aumentar a fé e a comunhão congregacional. Seguindo a segunda opção, faz-se necessário algumas ponderações para repensar conceitos e culturas eclesiásticas que apesar de não se darem ao carnaval reproduzem igualmente os preceitos babilônicos.

- Os que estarão presentes nesse ano são os mesmos do ano passado?

Importante isso. Qual é o nível de retenção e duplicação do corpo de membros? Pois bem, sabemos que melhor não é quantidade, mas sim qualidade. Não obstante, vê-se que Deus é um Deus que tem interesse na expansão do Seu Reino. Sendo assim, o que está por trás de uma visível evasão de membros? Possivelmente, seu modelo de retiro é uma repetição de mais do mesmo que só serve para cumprir mais uma obrigação eclesiástica. Reflexo da monotonia e incapacidade que vem de cima... Pense nisso.


- Os que estavam presentes ano passado e estarão nesse ano, como estão?

Que tipo de evolução pode ser observada? Como ele estava ano passado e como está agora? As respostas virão se você tem intimidade e realmente se importa com seus liderados. Os discípulos permanecerão se houver pleno entendimento do que se acredita e como praticá-lo. Se não acontecer, ao menos saberá que você fez o seu melhor.

- Qual é o objetivo do retiro?

Já parou pra pensar nisso? O que você quer, que tipo de retorno de seus jovens você deseja após o retiro? Liberação de unções, experimentalismo transcendental e alta carga de emocionalismo servem para construir uma multidão de seguidores e nada mais (como já visto na postagem Série Discernimento # 01: Jogue Com A Necessidade Das Pessoas De Acreditar Em Algo. Clique Aqui e leia na íntegra). Basta ver de igual modo o número de casais que choraram em seus retiros, fizeram votos e depois de meses o casamento voltou às mesmas.

Eu quero acreditar que se você está pesquisando sobre como organizar um retiro de carnaval você tem as melhores intenções. Até porque, quem não tem, não se dá o trabalho de aprender. Prefere seguir como sempre foi porque sua intenção é aquela denunciada na postagem Retiro de Carnaval: um ALERTA para o novo convertido (Clique Aqui para ler na íntegra). "Existe alguém esperando por você/ Pra roubar a sua juventude/ E convencê-lo a vencer" (Renato Russo).

Se seu desejo tiver coerência bíblica não se preocupe em realizar o melhor retiro de entretenimento. Basta apenas aproveitar a proximidade dos quatro, cinco dias e demonstrar aos jovens que você se importa. Que você se importa de verdade.

Permaneçamos firmes!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados