segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Série Discernimento # 06: Banque O Amigo, Haja Como Espião



Esta postagem é sequencial integrando a coleção Como Ter Discernimento Espiritual - A Série. Clique Aqui para entender o contexto e o intuito do texto abaixo.




LEI 14 - BANQUE O AMIGO, HAJA COMO ESPIÃO



JULGAMENTO

Conhecer seu rival é importantíssimo. Use espiões para colher informações preciosas que o colocarão um passo à frente. Melhor ainda: represente você mesmo o papel de espião. Em encontros sociais, aprenda a sonda. Faça perguntas indiretas para conseguir que as pessoas revelem seus pontos fracos e intenções. Todas as ocasiões são oportunidades para uma ardilosa espionagem.


ALGUNS TÓPICOS DA LEI

Na esfera do poder, o seu objetivo é um certo grau de controle sobre acontecimentos futuros. Parte do seu problema, portanto, é que as pessoas não lhe dirão tudo que pensam, sentem e planejam. Controlando o que dizem, elas quase sempre mantêm ocultas as partes mais críticas da sua personalidade - suas fraquezas, seus motivos secretos, suas obsessões. O resultado é que não se pode prever seus movimentos, e fica-se constantemente no escuro. O truque é achar um meio de sondá-las, descobrir seus segredos e intenções ocultas, sem deixar que saibam o que você está pretendendo fazer.

Nas reuniões sociais e encontros inocentes, preste atenção. É quando as pessoas baixam a guarda. Abafando a sua própria personalidade, você pode fazê-las revelar coisas. A vantagem da manobra é que elas confundirão o seu interesse com amizade, e você não só fica sabendo das coisas como conquista aliados.

Um truque para tentar espionagem nos é dado por La Rochefoucauld, que escreveu, "Encontra-se a sinceridade em pouquíssimo homens, e com frequência ela é a mais esperta das artimanhas - se é sincero para atrair a confiança e obter os segredos do outro". Fingindo abrir o coração, você, em outras palavras, faz com que a outra pessoa se incline a revelar os seus próprios segredos. Faça-lhe uma confissão falsa e ela lhe dará uma verdadeira.

Um dos métodos indiretos de espionagem é testar as pessoas, armar pequenas armadilhas que as farão revelar coisas sobre si mesmas [...].


APLICAÇÃO NO UNIVERSO EVANGÉLICO

1) Há quase 10 anos atrás, época do ápice do gedozismo no Brasil, era comum em várias igrejas o seguinte:  membros só poderiam se reunir se houvesse algum líder junto, fosse para uma simples festa de aniversário ou qualquer outra coisa... Essa espionagem era travestida de cuidado com a membresia, porém, qualquer criança poderia perceber que a função do líder ali era assegurar de que não havia nenhum rebelde promulgando ideias contrárias àquelas do púlpito local.

2) A gente tem que tá junto, somos um corpo, somos uma família, vamos marcar alguma coisa, vamos nos conhecer melhor. Se esse discurso é martelado semanalmente nos seus ouvidos, pense. Será mesmo que para sermos um corpo temos que estar a todo instante juntos? Ou isso é um método de uniformização da membresia e realce da cultura denominacional? Promoção daquilo que é considerável aceitável e identificação de quem está destoando? Pense. Nos encontros sociais, é possível se colher o máximo de informações e traçar o perfil de cada um. É aí que se você se diferenciar só um pouquinho, seja no que for, poderá ouvir no futuro: é que eu andei ouvindo uma conversa na igreja...

3) Pastores, em sua maioria, tem pavor de questionadores. Eles têm medo de que alguém possa dividir o grupo, dividir a igreja, afinal, acham-se donos do rebanho e sua denominação nasceu assim - mas, no seu caso não foi rebeldia, dizem ter sido uma direção de deus. Bem, se você é uma mente pensante, cuidado, muito cuidado quando chegarem pra você, especialmente, se for alguém que ocupe posição hierárquica e diga coisas do tipo "Acho que a gente deveria falar com o pastor acerca de tal assunto. O que você acha?"; "Acho que a gente podia marcar de estudar a Bíblia juntos. Você tem algum material a me indicar?". Abra o seu coração e, então, exporá o seu pescoço!



Continua...


Mensagens da série até agora:

2 comentários:

  1. Excelente comentário sobre essa lei. Mas eu ainda queria um ou vários exemplos de assuntos a serem sondados em encontros casuais onde as pessoas estão com a guarda baixada,afinal é por isso que a América capitalista é grande no Happy Hour!!!

    Aguardo a resposta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada específico, Patrick. Qualquer encontro social, dentro ou fora de uma igreja, serve para "saber qual é" de cada um, entendeu?

      Abraços!

      Excluir

Direitos Autorais Preservados