domingo, 20 de janeiro de 2013

Ajudando Líderes A Pregarem Para Adolescentes e Jovens Cristãos





Na postagem O Que Pregar Para Jovem Evangélico comecei a abordar o assunto novamente. Clique Aqui e leia na íntegra.

Tá bom, vou dar um desconto e concordar que você pesquisou no Google não o que pregar, mas sim como pregar para jovem evangélico. Ok, até aí tudo bem. Afinal, consideremos as diferentes culturas dentro do nosso país. Fácil concluir que os traços locais interferem no modo como a mensagem é enviada e é entendida nos diversos rincões do território brasileiro. 

Aproveite, porém, para pensar também se você não está na função errada. É. Pense nisso porque a indagação do que pregar para jovem evangélico transparece um certo desconhecimento do universo no qual se deseja interferir. Relacionar-se com os jovens é uma maneira simples de saber suas deficiências e necessidades.

O evangelho do Reino é a palavra da verdade! É a verdade! Portanto, é suficiente para moldar as mentes e atrair os corações. Por outro lado, não basta jogá-la em rosto como faziam os antigos. É importante pular os muros naturais que a adolescência/juventude cria em torno de si através de uma comunicação saudável. Se for prepotente ou se intencionar pôr suas imposições sobre os jovens, logo, logo, eles perceberão e virarão as costas pra você. Poderão te respeitar na sua frente, mas farão de você o assunto nas rodas no shopping porque já perceberam que você é um comédia. Colocaram você ali para domá-los. Lamentável.

A dificuldade dos jovens de se apegar à Bíblia vem de casa. São criados sob uma arredoma posta pelas mães e pais temerosos do que o mundo mau poderá causar aos seus bebezinhos. Muleques arrogantes, garotas prepotentes, exibicionistas, materialistas e por que não, salientes. Quadro comum nas igrejas evangélicas que levam qualquer líder, nem que seja vez ou outra, buscar a resposta para o que pregar para os jovens evangélicos. Não é improvável o próprio pastor pedir pra pegar leve... afinal, não podemos perdê-los para o mundo [a preocupação é com eles ou com os números?].

Você pode, então, estar na função errada. Pode estar na função certa, mas muito distante. Você pode estar intimidado pelo sistema. Por isso suas buscas de como pregar ou sobre o que pregar para adolescentes ou jovens cristãos. Reflita agora. Você próprio se sente preparado para responder às demandas da sociedade em que vivemos? A Bíblia tem resposta para todas as questões e fazê-la ser enxergada como algo factível nos nossos dias é sua responsabilidade. Os jovens podem ser moldados e ter suas mentes renovadas sim, mas para tal precisam de líderes que tenham feito isso a si mesmo primeiro.

Permaneçamos firmes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados