terça-feira, 23 de julho de 2013

Oferta Com Propósito? Existe Mesmo O Poder De Uma Oferta?


OFERTA COM PROPÓSITO, O QUE ELES NÃO QUEREM QUE VOCÊ SAIBA


oferta com proposito

E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Dt 14.26


Este é o texto mais utilizado para justificar a doação de dinheiro em prol de alcançar determinada benção.

Os propagadores da teologia da prosperidade sempre ressaltam que não se trata de comprar o milagre, mas sim uma forma de chamar atenção de Deus para uma determinada causa. Vamos a algumas ponderações:


[Antes, vale destacar o  verso 23 que registra como deveria se entregar o dízimo a Deus: comendo-o perante Ele. Seria bom os que usam tanto o Antigo Testamento para explorar a fé alheia explicarem como aplicar tal passagem em nossos dias]


. Eu não sei o seu caso, mas já testemunhei uma longa pregação sobre essa questão de oferta com propósito embasada no versículo 26 e somente nele.

Será que a omissão dos versículos anteriores ocorre por um acaso? Vamos expô-lo usando a versão Bíblia Viva, 1981.


Se o local que o Senhor escolher como santuário ficar longe demais, tornando muito difícil ir para lá com os dízimos, vocês poderão vender a parte das colheitas e rebanhos correspondentes ao dízimo e levar o dinheiro ao santuário do Senhor.

Chegando lá usem o dinheiro para comprar qualquer coisa que quiserem saborear - vacas, ovelhas, vinho ou alguma bebida forte - para comer festivamente na presença do Senhor, e para que você; junto com todos os de sua casa, fiquem cheios de alegria. Dt 14.24-26


Logo, “dar dinheiro por tudo que deseja a tua alma” era razoável naquele momento da história do povo de Israel porque como inicia o verso 24 poderia haver necessidade de peregrinação até o local de culto.

Se ele ficasse longe demais, as pessoas venderiam os recursos que representavam o dízimo para não precisarem carregar peso durante a longa viagem.

Chegando, então, no local exato, poderiam adquirir o que melhor achassem dentro daquelas opções disponíveis (vacas, ovelhas etc.).


É uma aberração pensar que um israelita daria dinheiro pensando em um bem próprio. Como se aquele valor fosse uma ferramenta para realização de caprichos pessoais.


2º. Outra loucura ensinada é dizer que determinada oferta além das capacidades orçamentárias, as chamadas ofertas de sacrifício ou desafios, servem para trazer à existência aquilo que ainda não existe.

Afinal, o que é isso, cristianismo ou xamanismo? A Bíblia registra que DEUS é quem traz a existência o que não existe.

Nem mesmo Malaquias 3 vai respaldar este ensino porque é Deus quem abre as janelas dos céus e não a própria pessoa.

Você pode ser motivado, você pode visualizar a sua bênção, você pode crer que já recebeu, mas é difícil crer que uma oferta vultosa causará um impacto espiritual no seu bolso.

Pense direitinho: o que é mais efetivo? Uma única oferta grande ou pequenas ofertas regulares?

Lembre-se que as de Cornélio, em Atos 9, contaram para Deus sem nem mesmo ele saber como ou ter essa intenção.

Comparando com o texto de Tiago, que a verdadeira religião é cuidar dos órfãos e das viúvas, o que Jesus faria se estivesse entre nós nos dias atuais?

Daria mil, dois mil, dez mil reais no altar de uma igreja ou compartilharia com refugiados e vítimas de grandes tragédias (tsunamis, terremotos etc.)?

. Oferta boa tem que ter expectativa de colheita. Essa foi uma coisa bizarra de se ouvir, pois eu ajudava o ministério desse tele-evangelista na melhor das intenções.

Quando ele disse "Seu trouxa, que agricultor planta uma semente sem expectativa de colheita? Se você oferta só pra ajudar, você é um trouxa!", isso foi doído.

No mesmo instante, cancelei meu carnê de ofertante fiel.

Queria mesmo saber qual foi a expectativa de colheita da viúva pobre [?]. Você que acredita mesmo nisso poderia apontar a diferença entre tal prática e as indulgências da igreja católica romana.

Ora, não foi por coisas assim que Lutero se insurgiu? Pense. Pense nisso. Em que passagem Jesus ensina os apóstolos a ofertarem em benefício de conquistas pessoais?

Quando foi que o Messias levantou um desafio financeiro para abençoar seus discípulos?

4º. Semear na vida da liderança para atrair sobre si a mesma unção de prosperidade. Quando foi que Jesus recolheu uma oferta monetária chamando-a de oferta do sacerdote para o seu usufruto?

Ainda que alguns no início da igreja vendessem tudo e depositassem aos pés dos apóstolos, quais desses tinha um estilo de vida parecido com o dos apóstolos atuais?


5º. Por que será que o apóstolo Paulo não fez distinção entre dízimos e ofertas? Nem colocou oferta como mola propulsora de prosperidade material?


Sinceramente...


Porque você não quer que seja assim não significa que não é assim!


Espere por mais....

-------------------------------------------------------------

De 2013 a 2019 o que mudou?


Quando escrevi o artigo acima, estávamos no ano de 2013 e jamais imaginaríamos ver o que vimos especialmente nesses últimos dois anos.

Para não fugir do tema, outros apóstolos lançaram mão de ofertas com propósito e desafios para cumprir seus compromissos e um dos motivos é a queda na arrecadação das ofertas.

Desemprego em alta, menos dízimos e ofertas. Matemática simples que impulsionou um processo que se retroalimenta rapidamente nos templos das igrejas neopentecostais. Qual é o grande problema?

1. Transparência. Ainda não vi prestação de contas de nenhuma denominação que trabalha com esse tipo de teologia.

Você não acha que seria interessante saber quanto custa o programa de tv ou de rádio? Será mesmo necessário tanto investimento?

E, afinal, se Deus é Deus por que motivo usar a mídia para a obra crescer? Por que não usar meios mais baratos como as redes sociais para expandir o evangelho?

2. Incoerência. Existe um samba cuja letra diz "Tem gente que vive chorando de barriga cheia... Tem gente que vive chorando de barriga cheia".

Você vê o apóstolo pedindo sua ajuda para o programa não sair do ar. Tudo bem. A pergunta é:

Quantas vezes ele foi a Israel no ano? Ele foi sozinho ou levou outros bispos e pastores?

Quem custeou viagem+hospedagem+alimentação? Faça as contas aí por alto... e pense se todo esse recurso não poderia ser usado para honrar os compromissos televisivos.

Ainda sobre incoerência; você já viu algum líder fazer o sacrifício? No dia de recolhimento da oferta com propósito, o povo dá com fé, mas por que não a liderança?

Creio que ela também quer comer o melhor desta terra, não é verdade?

3. A prosperidade dos ímpios. Essa é para derrubar de vez qualquer expectativa sua de enriquecimento por meio de ofertas com propósito.

Veja a lista dos mais ricos do mundo, veja a dos bilionários e conte quantos crentes existem nela.

Desses, quantos tiveram sua vida transformada por uma oferta com propósito. Você não vai encontrar.

O pacto com Deus lhe assegura a vida eterna. O maior bem que o ser humano possui, a salvação da sua alma.

No mais, pegue seu dinheiro, coma, beba e goze do seu trabalho porque isso é dom de Deus.

Se você quiser dar ofertas vultosas por agradecimento ou mesmo para ajudar a denominação, sem problemas.

Faça com consciência (eu já fiz) sabendo que a prática da fé é cuidar dos órfãos e das viúvas.

Permaneçamos firmes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados