segunda-feira, 24 de julho de 2017

#2 "Eu Nunca Duvidei" │ O Câncer de Mama Na Gravidez


Patrícia reagiu super bem à cirurgia e , logo, voltou ao trabalho. Lá fomos nós ao oncologista que ao se deparar com toda a história percebeu que se tratava de um estudo de caso. "Mulher, negra, não-asiática", ele repetia... nunca me esqueço disso! rs. Os exames mais sofisticados foram recomendados e na semana de natal de 2014, enquanto as pessoas corriam pra lá e pra cá, nós também, mas não tinha nada a ver com festas de fim-de-ano.


Sabe aquela expressão "vida normal"? - Já era... Lembro que ela fez um exame chamado PET-SCAN, nooossa! Levamos o dia inteiro e a técnica ainda cometeu um equívoco que gerou a necessidade de repetir todo o procedimento. Meu-pai-do-céu! De qualquer forma, estávamos animados porque a quimioterapia foi dispensada e com todos os resultados na mão, ela teve alta. Posso engravidar, doutor? Pode, ele disse!

Não posso deixar de contar que a mãe dela quase morreu lá em casa, após a cirurgia do pulmão. Patrícia teve alta no domingo, na segunda minha sogra chegou  e na terça começou a delirar até ter uma convulsão. 

Lá fui eu para a emergência pública com minha esposa recém-operada. Cara, que loucura! Eu entrei dentro da televisão. Aquelas cenas que você assiste no telejornal? Eu estava ali no meio. Preocupado para que Patrícia não respirasse aquele ar pesado de hospital público e sem saber ao certo o que seria da mãe dela.

Registro aqui que encontrei pessoas de muita boa vontade no Hospital Geral da Posse, em Nova Iguaçu-RJ, e apesar das condições precárias de trabalho foram fundamentais da recuperação da minha sogra. Depois de quase 1 mês e algumas sessões de hemodiálise ela teve alta.

Eu e Patrícia viajamos no reveillón e na semana seguinte também para a casa de uns amigos em Armação de Búzios-RJ. O susto estava passando... Deus é fiel! Só que... alguma coisa estava errada.

Uma massa dura havia permanecido na mama direita. Ah, mas os médicos vasculharam para ver se encontravam metástase e nada tinha sido encontrado na região direita próxima ao pulmão.

É... mais uma vez a proatividade contou demais! Patrícia não deixou pra lá e conseguiu marcar uma mamografia. Num dia de fevereiro de 2015, dois diagnósticos: ela teria que enfrentar um câncer de mama na gravidez.

Continua...

Acompanhe toda a história > CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados