quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Saiba Por Que Você Não Deve Falar Mal de Pastor Ω IURD Ω Menção Honrosa

história de superação do câncer
Patrícia e André Jr depois de 4 sessões de quimioterapia na gravidez

Na página Câncer de Mama na Gravidez (Clique Aqui) eu descrevi em nove capítulos a história de superação de minha esposa. Pelo título você imagina como foi difícil e numa situação como essa, dois comportamentos são possíveis: passividade ou pró-atividade. Não que um seja superior ao outro, é apenas uma questão de fé que alguns têm para comer carne e outros para comer legumes. Justamente, nessa perspectiva, eu me senti na obrigação de fazer uma menção honrosa à Igreja Universal do Reino de Deus.


Para você que não conhece a história da Patrícia, ela teve um câncer de mama diagnosticado no mesmo dia do resultado positivo de uma gravidez (quatro meses após ter retirado um câncer do pulmão). Bom, mediante a isso, na mesma época (2015), acontecia a tal "campanha da água", da qual ela resolveu participar e conseguiu ir alguns domingos. No último deles, o pastor lhe disse: "Essa água vai lhe curar do câncer!", meu pai da glória! Ninguém sabia que ela fazia quimioterapia, nem que estava doente, pois usava peruca e passava desapercebida. Isso foi forte! E um ano e meio depois, ela teve alta para a glória de Deus!

Sabe, a vida... ela tem um jeitinho de nos ensinar as coisas nada agradável muitas vezes. Eu aprendi que quem ganha a vida falando dos outros é comentarista esportivo, na moral. Isso porque é muito perigoso generalizar, ou muito confortável. Fácil dizer que as pessoas que vão a igrejas como a IURD só querem cura e prosperidade quando você está saudável e com plano de saúde em dia. Quando se está com as contas pagas e empregado. Quando os filhos estão bem e o casamento também.


Sinais e Doutrina: incompatíveis?


É claro que lá não é o melhor lugar para se aprofundar nas Escrituras, não obstante é de se pensar que louvor há nisso para os cansados e sobrecarregados. Ponha-se por instantes no lugar da minha esposa: grávida e com câncer. Pense se o que ela precisava era ir ao culto, ouvir sobre a Reforma Protestante  e voltar para casa. Não existe cabeça para teoria, mas sim apenas o clamor de uma "Ana"; suas lágrimas, sua oração. Assim acontece com muitas  pessoas que frequentam a IURD e outras igrejas da mesma visão.

Semanas atrás ouvi uma pessoa na rádio pedindo oração para liberação da aposentadoria. Qualquer um pode pensar que é motivo fútil, ora, Jesus não morreu numa cruz para tão pouco. Só que se você estiver numa situação de necessidade aguda, provavelmente mudará de opinião. Patrícia, certa vez, diante da resistência de funcionários em liberar o auxílio-doença devido a um erro no sistema, tirou a peruca e gritou: Eu Tenho Câncer!!!! Somente assim o gerente se compadeceu por ela estar grávida... aí, eu pergunto: você já passou por isso? Você já dependeu dos outros sentirem pena de você? A sensação é de que o fundo do poço tem subsolo, tamanha a humilhação.

Por isso, resolvi deixar aqui esse registro, ainda que seja uma contradição até mesmo por causa de muita coisa escrita nesse blog. É, mas eu mudei. Mudei de opinião, não porque li um livro ou porque vi um vídeo na internet. Mudei dentro da trincheira no campo de batalha. Foi ali que eu mudei.

E se você vai continuar criticando a metodologia da igreja,  falando mal de pastor, faça diferente quando chegar a sua vez. Se não acredita em nada do que escrevi aqui e que Deus não usa quem Ele quer usar, tudo bem. Ao estar nos dias maus preditos pelo Pregador em Eclesiastes, faça diferente, afinal, uns têm fé para comer carne e outros fé para comer legumes.

Permaneçamos firmes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados