quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Série Discernimento # 07: Desperte A Fantasia Das Pessoas [Descubra Porque A Prosperidade É Sucesso Nas Igrejas]



Esta postagem é sequencial integrando a coleção Como Ter Discernimento Espiritual - A Série. Clique Aqui para entender o contexto e o intuito do texto abaixo.


LEI 32 - DESPERTE A FANTASIA DAS PESSOAS

JULGAMENTO

Em geral evita-se a verdade porque ela é feia e desagradável. Não apele para o que é verdadeiro ou real se não estiver preparado para enfrentar a raiva que vem com o desencanto. A vida é tão dura e angustiante que as pessoas capazes de criar romances ou invocar fantasias são como oásis no meio do deserto: todos correm até lá. Há um enorme poder em despertar a fantasia das massas.

ALGUNS TÓPICOS DA LEI

* Nenhum homem precisa se despertar para convencer os outros das sua hipóteses mais extravagantes se tiver arte suficiente para apresentá-las em cores favoráveis (David Hume, 1711-1776).

* A fantasia não atua sozinha. Ela exige a rotina como pano de fundo. É a opressão da realidade que permite à fantasia enraizar-se e florescer. Na Veneza do século XVI, a realidade era o declínio e a perda do prestígio. A fantasia correspondente descrevia uma súbita recuperação das glórias do passadas através do milagre da alquimia. Enquanto a realidade só fazia piorar, os venezianos habitavam num mundo feliz de sonhos em que sua cidade restaurava a sua fabulosa riqueza e poder da noite para o dia transformando poeira em ouro.

* Realidade: A mudança é lenta e gradual. Exige muito trabalho, um pouco de sorte, uma quantidade razoável de sacrifício pessoal e muita paciência.
x
Fantasia: Uma transformação repentina provocará uma mudança total no destino de uma pessoa, evitando o trabalho, a sorte, o sacrifício pessoal e a demora de um só golpe fantástico.

Essa é a fantasia por excelência dos charlatões que até hoje ficam nos rondando, e foi a chave do sucesso de Bragadino. Prometa uma grande e radical mudança - da pobreza para riqueza, da doença para a saúde, da miséria para o êxtase - e você terá seguidores.

*A chave para a fantasia é a distância. O que está distante fascina e promete, parece simples e sem problemas. O que você está oferecendo, portanto, deve ser inalcançável. Não deixe que se torne opressivamente familiar; é miragem lá longe, que vai se afastando conforme o tolo se aproxima. Não seja muito objetivo ao descrever a fantasia - mantenha-a indefinida. Como um forjador de fantasias, deixe a vítima se aproximar o bastante para ver e se sentir tentada, mantendo-o porém afastada o suficiente para continuar sonhando e desejando.

*A mentira é um feitiço, uma invenção, que pode ser ornamentada como uma fantasia. Pode estar revestida com idéias místicas. A verdade é fria, sóbria, não tão confortável de se assimilar. A mentira é mais apetitosa. A pessoa mais detestável do mundo é a que sempre fala a verdade, nunca romanceia.... Eu acho que sempre mais interessante e lucrativo romancear do que dizer a verdade (Joseph Weil, vulgo "The Yellow Kid", 1875-1976).

APLICAÇÃO NO UNIVERSO EVANGÉLICO

Prometa uma grande e radical mudança - da pobreza para riqueza, da doença para a saúde, da miséria para o êxtase - e você terá seguidores.

Alguma semelhança com as promessa advindas das ofertas especiais? Ofertas de sacrifício? Palavras proféticas do tipo "Ano 2013: o ano do acréscimo"? Pois é, agora você já sabe porque a teologia da prosperidade, da semente, da unção disso e daquilo faz tanto sucesso nas igrejas.

Agora, o mais interessante é saber que "A pessoa mais detestável do mundo é a que sempre fala a verdade, nunca romanceia....". Pronto, meu amigo blogueiro! Você pode fazer vídeos denunciando esquemas, pode contestar a teologia da prosperidade, da semente, da vitória, pode fazer carta aberta a fulano e ciclano e o resultado será um só: nulo! Sim. Pretendo falar um pouco mais a respeito na última postagem dessa série. O que se pode aprender desde já, como mencionado lá atrás, quando comecei esses artigos, é que são princípios enraizados no homem. Aplicados por séculos a fio. 

O que está distante fascina e promete. Isso é uma realidade, seja na igreja, seja numa reunião de esquemas de pirâmides do tipo "fiquei rico já"! Você pode esbravejar, soar trombeta, fazer piada e derramar sarcasmo que o efeito continuará sendo um só: nulo! Nulo se a sua intenção tiver sido despertar os incautos. As pessoas querem isso. Estão felizes com isso. Não são vítimas, mas co-participantes dos ministérios circenses espalhados pelo mundo. Há um enorme poder em despertar a fantasia das massas.


Continua...


Mensagens da série até agora:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados